sexta-feira, 29 de março de 2013

Rugby fora de campo

Olá a todos,

faço agora um post para vos mostrar a actividade do rugby do Hemisfério Sul fora das 4 linhas. A iniciativa vem da África do Sul e é no mínimo original.

O desafio: Para ganhares a nova camisola dos Springboks (RSA), onde irias sem camisola?



Os primeiros vencedores:



Ainda existem mais 40 oportunidades. Quem vai tentar? :)

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151398576674576&set=a.285759434575.146147.19082314575&type=1&theater

Boa sorte!

quinta-feira, 28 de março de 2013

Super Rugby : Round 7

Olá a todos,

começa hoje mais uma série de grandes jogos da 7ª Jornada do Super Rugby.

Sexta-Feira
Highlanders (NZ) - Reds (AUS) 06h35 GMT

Sábado
Hurricanes (NZ) - Southern Kings (RSA) 03h35 GMT
Chiefs (NZ) - Blues (AUS) 06h35 GMT
Brumbies (AUS) - Bulls (RSA) 08h40 GMT
Cheetahs (RSA) - Rebels (AUS) 15h05 GMT
Stormers (RSA) - Crusaders (NZ) 17h10 GMT

Domingo
Waratahs (AUS) - Western Force (AUS) 05h05 GMT


Com um pouco de atraso esta semana, temos dentro de minutos o arranque do primeiro jogo, graças à diferença horária para a Nova Zelândia.

Em especial destaque, vamos ter os Brumbies que tentarão vingar-se da derrota da semana passada e manter o primeiro lugar, contra os Bulls de Pretoria que vão querer fechar a tour fora de casa com mais uma vitória e finalmente assumirem-se como candidatos ao trono este ano. Já mais tarde, ao final da tarde de sábado, os Stormers vão terminar a sua tour em casa recebendo os Crusaders de Chirstchurch. Combate de candidatos ao título no DHL Stadium de Cape Town.

Boa Páscoa a todos!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Hong Kong 7s Final

Olá a todos!

No fim-de-semana passado jogou-se o famoso torneio de Hong Kong, na vertente de sevens (7 jogadores em cada equipa).

Este jogo, de alta rotação e grande intensidade foi magnífico. Partilho convosco os links para assistirem ao jogo inteiro. Os jogos de sevens são mais curtos e mais fáceis de acompanhar. Foi uma grande final, não percam.

Fiji vs Gales. Quem foi o vencedor?

1ª Parte

2ª Parte


Até breve!

terça-feira, 26 de março de 2013

O breakdown e o ruck - jogo no chão

Olá a todos,

encontrei há tempos um vídeo esclarecedor sobre o que pode acontecer no jogo no chão, que é normalmente o momento mais confuso de uma partida de rugby. Apesar de ser em inglês, espero que vos ajude juntamente com alguns dos meus comentários. Percebendo este momento, qualquer jogo vai ser muito mais esclarecido para vocês.


Sempre que um jogador é derrubado ou cai no chão, deixa simplesmente de poder jogar a bola. Nesse momento as duas equipas vão tentar conquistar a bola, roubando rapidamente a bola do adversário, ou defendendo o seu lado formando uma barreira de homens (ou apenas um)  - ruck - que permite que a bola se mantenha protegida do seu lado.

A situação ideal para roubar a bola, é quando um jogador isolado é derrubado. Nesse momento o adversário que o derrubou, ou outro que esteja perto, em pé e numa posição baixa, tem direito a disputar/roubar a bola do jogador que caiu. Nesse curto espaço de tempo, adivinha-se que a equipa que está na posse da bola apresente reforços para tentarem limpar os corpos dos jogadores que tentam roubar a bola, garantindo assim a posse da bola.

O que é que não pode acontecer no chão? O jogador portador da bola ficar agarrado à bola,outro jogador também no chão tentar jogar a bola ou fazer entradas no ruck lateralmente. Qualquer uma destas situações é falta. O confronto deve ser feito de frente, podendo-se até formar um ruck de cada lado para disputar a bola. O jogador que está a formar o ruck não pode jogar a bola com as mãos.

Existem normalmente jogadores especialistas neste tipo de situações, que são verdadeiros cães de caça, e é um momento muito importante do jogo. Como podem ver no jogo, um roubo de bola pode motivar o desequilíbrio momentâneo do adversário e com uma boa circulação da bola ou até com o aproveitamento de um espaço intermédio, pode-se rapidamente converter uma posição de defesa em pontos.

Os jogadores no ruck, quando deixam de desempenhar qualquer contributo para o momento, devem sair e desbloquear a zona, normalmente até por instrução do árbitro. Estas situações são por vezes confusas, mas o constante diálogo do árbitro durante estes momentos esclarece cada situação e põe ordem à casa.


Até breve!

domingo, 24 de março de 2013

Super Rugby Week 6

Olá a todos,

quase a terminar o fim-de-semana, já temos os resultados do melhor rugby do Hemisfério Sul.

Crusaders (NZ) 55 - 20 Southern Kings (RSA)
Reds (AUS) 23 - 18 Bulls (RSA)
Western Force (AUS) 10 - 19 Cheetas (RSA)
Sharks (RSA) 64 - 7 Melbourne Rebels (AUS)
Stormers (RSA) 35 - 22 Brumbies (AUS)
Waratahs (AUS) 30 - 27 Blues (NZ)

Fim-de-semana curioso em que todos os países tiveram o mesmo número vitória e derrotas. É um bom reflexo do equilíbrio deste rugby.

Só uma equipa foi surpreendida em casa, Western Force contra os Cheetas que voltam a mostrar boa forma.

Os Bulls, num grande duelo com os Reds, apesar de dentro do resultado, não superaram os Reds.

Grande surpresa dos Sharks, com sabor a vingança da última ronda, acabaram por estoirar os Melbourne Rebels com 10 épicos ensaios. Acompanhem os Highlights:


Por fim, a minha aposta quase se concretizou. Depois de duas partes dominadas uma por cada equipa, quando os Brumbies pressionavam os Stormers para equilibrar o resultado, num erro à mão, sofreram uma intercepção que resultou no último ensaio dos Stormers. Estive perto! Fiquem também com os Highlights.



Até breve!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Fim-de-semana à porta

Olá a todos!

Já aí está a chegar o fim-de-semana e com a diferença horária para a Nova Zelândia, estamos a 12 horas do arranque dos jogos de rugby.

Vamos a isto:

No Norte, param as selecções, arrancam os clubes em força. Ainda a alguma semanas da esperada fase final da Heineken Cup, é altura para alguns confrontos nos campeonatos locais.

A Aviva Premiership, o RaboDirect PRO12 e o Top14 terão grandes jogos, dos quais sugiro:

Aviva Premiership : Saracens vs Harlequins no Domingo às 14:00 GMT
RaboDirect PRO 12 : Leinster vs Glasgow no Sábado às 19:45 GMT
Top 14 : Racing Metro vs Perpignan no Sábado às 17:00 GMT

Mas como nos queremos concentrar de cabeça para baixo, no Hemisfério Sul, a minha grande aposta vai para o SuperRugby. E os duelos serão gigantes:

Amanhã, bem cedo temos um duelo da NZ, Chiefs vs Highlanders (6:35 GMT). Dificilmente vamos ter surpresas, os Chiefs continuam em boa forma e já o demonstraram este ano num ilustrativo 45-3 frente aos Cheetas.

No Sábado vamos ter um cardápio composto, em especial com dois jogos de que espero muito equilibrados:

Os Reds da Austrália recebem os Bulls de Pretoria, RSA à 8:40 GMT. Será que os Bulls vão conseguir  mais uma vitória fora? Será importantíssima para as suas aspirações.

À tarde, os Stormers do Cabo, vencedores da época regular transacta, recebem os líderes invictos, os Brumbies da Austrália às 17h10 GMT. Este, será imperdível e é candidato a jogo da semana!

A minha aposta vai para os Stormers, por 6 pontos.




Bons jogos!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dan Carter e a força de Coriolis

Ao contrário do último post este vai ter poucas linhas, mas dá para aprender muito. Atenção!


Agora já podem fechar a boca :)

segunda-feira, 18 de março de 2013

O campo de rugby

Já algumas vez perguntaram qual o tamanho do campo de Rugby e para que servem tantas linhas?

Apresento-vos algumas orientações. No próximo jogo já vão olhar de forma diferente para o jogo!



O campo de rugby é composto por um rectângulo de 100x70 m2, prolongado por duas áreas de ensaio com uma largura entre 10 e 22 metros.

As principais linhas do campo são a linha central, que divide as equipas no início e no reinício dos jogos e ainda a linha de 22 metros que marca o limite da área de 22 metros. Esta linha é muito importante, pois a área de 22 define as possibilidades de algumas jogadas.

Quando um jogador chuta de dentro da área de 22 metros directamente para fora, a equipa adversária ganha um alinhamento no local de saída da bola (onde a bola cruza a linha).

Quando um jogador chuta de fora da área de 22 metros directamente para fora, é penalizado e o alinhamento é feito no alinhamento do pontapé. Para que isso não aconteça, a bola terá de tocar no chão  ,antes de sair.

A traço interrompido encontram-se normalmente duas linhas. 10 metros ao centro, que define a distância mínima da equipa adversária no início da partida, ou sempre que pontuarem. A 5 metros da linha lateral, é marcada a distância mínima dos alinhamentos, cuja distância máxima é marcada por uma linha a 10 metros dessa mesma, que pode ou não ser completamente representada no terreno.

A 5 metros da linha de ensaio, encontra-se a linha que define a posição da mélê naquela zona.

à parte das linhas, falo-vos ainda dos postes. Os postes são formados por duas barras verticais afastadas 5.6m, com uma barra horizontal a 3 metros de altura. A altura mínima para os postes verticais é de  3.4m.

Bons jogos!

domingo, 17 de março de 2013

Super Rugby : Round 5 Resultados

Boa noite a todos,

neste fim-de-semana recheado de surpresas, o Super Rugby não é excepção.

Da África do Sul, os heróis foram os Cheetahs. Conseguiram dominar e vencer os Waratahs numa deslocação muito complicada à Austrália. Depois da vitória na ronda passada contra os Highlanders na Nova Zelândia, os Cheetahs avisam que estão em boa forma.

Da Nova Zelândia, os Crusaders não só cumpriram, como esmagaram os Bulls de Pretoria. Os Bulls nunca conseguiram fazer a diferença e foram desde muito cedo dominados pelos Crusaders. Valeu a pontaria afinada de Morné Steyn que permitiu equilibrar o resultado que esconde o desnível de ensaios de 5-1, a favor dos Crusaders.

Da Austrália, os líderes do Super Rugby, Brumbies foram a Durban envergonhar os Sharks. O próprio Head Coach John Plumtree admitiu que esta pesada derrota (29-10) em casa abalou um pouco os Sharks, que chegaram a este jogo em bom ritmo.

Do balanço final, atenção para os Brumbies que continuam invictos e prometem manter um bom nível na competição deste ano, já com 83 pontos positivos na diferença de pontos marcados vs sofridos.





sábado, 16 de março de 2013

Gales Coroado, Itália premiada

Olá a todos,

está encerrado o 6 Nações, com mais surpresas do que esperado.

Gales esmagou a Inglaterra, num jogo em que o resultado espelha bem os acontecimentos. Apesar da derrota inicial, em Cardiff com a Irlanda, Gales acabou por mostrar novamente estar no topo da Europa e fez por merecer o título. Feitas as contas finais, Gales iguala a Inglaterra com 26 títulos no torneio. Mais um grande feito!

Mas, quanto a mim, a grande surpresa da competição foi Itália. Livrou-se da colher de pau em grande estilo, com duas vitórias em 5 jogos. Nada mau para a equipa que nas 13 participações já tem 9 wooden spoons! Parabéns aos Italianos, que mesmo fora de casa deram muito trabalho aos adversários. Desta vez a vítima de Roma foi a Irlanda, que juntamente com a França desiludiram muito.

Deixo-vos com a tabela final e com a festa dos campeões.

1 Gales         8 pts
2 Inglaterra   8 pts
3 Escócia      4 pts
4 Itália          4 pts
5 Irlanda       2 pts
6 França       2 pts



Espreitem nos próximos dias para o balanço semanal do Super 15.

Até breve!

sexta-feira, 15 de março de 2013

6 Nações - Quem vencerá?

Olá a todos!

Este é o fim-de-semana de todas as decisões no 6 Nações. Chegámos à última jornada e a tabela deixa ainda tudo em aberto.

Com 4 vitórias, a Inglaterra viaja até ao Millennium Stadium para tentar recuperar o título, precisamente contra os actuais campeões. Dois pontos de vantagem da Inglaterra obrigam a que só a vitória interesse a Gales e com uma pontuação de 6 ou mais pontos de diferença.

Vamos ter incerteza até ao fim!

No fundo da tabela, a França que foi, quanto a mim, a grande desilusão do torneio, tenta fugir ao lugar da colher de pau! Para isso terá de vencer a Escócia que quer segurar o último lugar do pódio.

A Itália frente à Irlanda, tenta alcançar a segunda vitória para uma das melhores classificações de sempre. Não se esqueçam que os Italianos venceram a França e deram muito trabalho aos Ingleses.

Aqui vai a minha previsão:

1º Gales
2º Inglaterra
3º Irlanda
4º Escócia
5º França
6º Itália

Podem acompanhar todos os jogos na Skysports ou nos Supersports.

Até já!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Super Rugby - Round 5

Olá a todos,

começa dentro de algumas horas a jornada 5 do Super Rugby, a maior competição de clubes.

Das quinze equipas da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, descansam esta semana os Stormers da província do Cabo, da África do Sul.

Desta forma, teremos como sempre grandes desafios pela frente.

Sexta-feira:

Highlanders (NZ) - Hurricanes (NZ)
Waratahs (AUS) - Cheetas (RSA)
Southern Kings (RSA) - Chiefs (NZ)

Sábado:

Crusaders (NZ) - Bulls (NZ)
Reds (AUS) - Western Force (AUS)
Sharks (RSA) - Brumbies (NZ)

Para quem está no Hemisfério-Sul, podem acompanhar todos os jogos nos canais Supersport. No Hemisfério Norte, tentem acompanhar os canais Skysports, para acompanhar alguns jogos.

A minha grande aposta vai para o jogo dos Crusaders vs Bulls. Este confronto entre recentes campeões promete. Os Crusaders de Dan Carter  e Richie McCaw vão encontrar os Bulls de Morné Steyn e Pierre Spies novamente em grande forma. Recordo que os Bulls venceram na semana passada os Blues no Eden Park, o que não acontecia há muito tempo.

Por outro lado, os Sharks - finalistas vencidos do ano passado - recebem em Durban os Brumbies que em boa forma estão no primeiro lugar do campeonato.



Bons jogos!

RMC


domingo, 10 de março de 2013

De regresso e a partir do Hemisfério Sul

Olá a todos novamente.

Depois de mais uma longa temporada ausente, estamos de regresso a partir do Hemisfério Sul, mais próximo da acção do Super Rugby, mas igualmente atento às histórias do Seis Nações e das provas de clubes.

Fiquem atentos porque estaremos, a partir de agora, mesmo muito perto da acção com imagens ao vivo!

No Norte, vamos entrar na jornada de todas as decisões no Seis Nações. Logo de seguida chega a fase final da Heineken Cup e dos campeonatos locais.

No Sul, ainda agora tudo começou. Em pleno final de Verão, temos tido espectáculos fantásticos de Rugby nas três primeiras jornadas do Super Rugby. Serão semanas de verdadeiros combates até Junho, onde o final da época no Norte convida sempre às tours ao Sul.

A partir daí, em pleno Inverno no Sul, chegará a hora da verdade do Super Rugby e o 4 Nações, onde Springboks, Pumas, All Blacks e Wallabies premeiam o mundo com os espectáculos mais refinados da arte.

Até breve!