domingo, 30 de outubro de 2011

Lions 42 - 16 Sharks


Terminou a Currie Cup de 2011 e o troféu volta à cidade do Ouro! No encontro disputado no Sábado, no famoso Ellis Park (actualmente Coca-Cola Park), os Lions foram sempre superiores aos Sharks justificando o desnível na pontuação. A equipa da casa, perante o estádio praticamente repleto com 62.000 espectadores, foi absolutamente pragmática na hora de marcar pontos e muito superior na defesa, impedindo várias vezes que os Sharks concretizassem fases consecutivas na área de 22m dos Lions.

A pontuação foi liderada pelo Man of the Match Elton Jantjies, o 10 dos Lions, que terminou o jogo com 24 pontos através de 3 conversões, 1 drop e 5 penalidades. Jantjies destacou-se assim no duelo pessoal com Pat Lambie, com quem disputa o prémio para melhor jogador jovem sul-africano de 2011. Nos Lions Jaco Taute contribui cedo com uma penalidade a 60 metros dos postes e foram ainda marcados três ensaios. Do lado dos Sharks o francês Michalak teve menos oportunidades marcando apenas 3 penalidades, convertendo ainda o ensaio do Springbok William Alberts.

Na primeira parte os Sharks chegaram a ter o domínio territorial do jogo, instalando-se várias vezes na área de 22 dos Lions. No entanto, os avançados dos Lions dificultaram muito a acção dos Sharks contrariando as sucessivas fases sem provocar faltas, mesmo quando ficaram com 14 jogadores após expulsão temporária do pilar CJ van der Linde . Do outro lado, quando os Lions visitavam a metade adversária, os Sharks cometiam faltas sempre aproveitadas por Jantjies para pontuar. Várias faltas foram provocadas na formação ordenada onde Tendai Mtwarira, The Beast, teve muitas dificuldades.

Na abertura da segunda parte, com o marcador em 19-6, a equipa de Durban pontuou cedo e entrou novamente no resultado, através de um ensaio convertido e uma penalidade (22-16). Desde então nunca mais conseguiram pontuar e os Lions foram, perante o seu público, controlando o jogo e consumando a vitória, 12 anos depois do último título na Currie Cup.

O líder deste grande trabalho,o treinador John Mitchell (ex-treinador All Black), admitiu ter realizado um sonho.

Podem ver os principais momentos em http://www.youtube.com/watch?v=bXxKZnkG80U

Boa semana!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jogo da Semana

Currie Cup - Final

Golden Lions vs Natal Shars@Coca-Cola Park, Joanesburgo
29 de Outubro, 16h30
SkySports 4

       @         

Os Sharks são os actuais detentores da Currie Cup, o campeonato nacional da África do Sul. No entanto, os Lions terminaram a época regular em primeiro lugar, apesar de que com apenas mais dois pontos que os Sharks. Com 14 vitórias cada equipa, apenas um empate e uma derrota distingue o percurso dos dois primeiros classificados da época regular. Os Sharks só bateram os Lions na diferença de pontos marcados e sofridos, ainda que residual: 111 vs 102.

Nas meias-finais, os Lions com o jogo teoricamente mais acessível venceram os Western Province por 29-20, enquanto os Sharks venceram os Cheetas por 20-13. Olhando para os plantéis, os Sharks recuperaram para a fase final um largo conjunto de internacionais Springbok. Serão suficientes para vencer no reduto dos Lions?


Os plantéis:

Lions: Jaco Taute; Deon van Rensburg, Doppies la Grange, Alwyn Hollenbach, Michael Killian; Elton Jantjies, Michael Bondesio; Joshua Strauss (capt), Michael Rhodes, Derick Minnie; Franco van der Merwe, Wikus van Heerden; Pat Cilliers, Bandise Maku, CJ van der Linde

Sharks: Patrick Lambie; Odwa Ndungane, Stefan Terblanche, Marius Joubert, JP Pietersen; Frederic Michalak, Conrad Hoffmann; Ryan Kankowski, Willem Alberts, Keegan Daniel (capt); Ross Skeate, Jean Deysel; Jannie du Plessis, Bismarck du Plessis, Tendai 'Beast' Mtawarira


A história não é simpática para os Sharks. Na última final entre os Lions e Sharks, os Lions venceram em Durban (casa dos Sharks) por 32-9, em 1999. Por outro lado os Lions não vencem uma final em casa desde 1950, quando ainda se chamavam Transvaal.

Para quem não tiver oportunidade para ver em directo, o jogo vai dar na Sportv 4 na próxima quinta-feira, 3 de Novembro às 22h00. Não percam!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Época Internacional


Para abrir o apetite, pensei em compilar (à semelhança do que já vi por aí pela net) um calendário com as principais competições domésticas e de selecções nos dois hemisférios. Fica dada a prova de que há interesse todo o ano! Alerto que no ano de campeonato do mundo algumas calendarizações sofrem alterações, como por exemplo este ano a ITM Cup que terminou em Agosto. Quente está agora a Currie Cup que tem a final agendada para o próximo Sábado 29 de Outubro às 16.30 (hora de Lisboa) e será transmitida em directo na Skysports 3. Este é o jogo da semana e vai opor os Golden Lions e os The Sharks no clássico Ellis Park em Joanesburgo, casa dos Lions.

Quem irá ganhar?

Intro

Olá a todos!

Findo o Campeonato do Mundo de 2011, no passado Domingo, inicia-se uma nova era do Rugby Internacional. Novas épocas, novas caras, entradas, saídas…porque não iniciar também um arquivo online para testemunhar os próximos capítulos? Falaremos do passado mais à frente, mas importa para já justificar a intenção deste blog.

O rugby é uma modalidade em crescimento em Portugal e no Mundo, sobretudo por força da excelente organização internacional mas também pela nobreza, profissionalismo, fair-play e paixão promovida por todos os seus intervenientes. Contudo, por ainda não ser uma modalidade de prática acessível no nosso país, vive um pouco da publicidade do sucesso internacional dos nossos representantes, os Lobos e de um ou dois anúncios televisivos da Haka Neozelandesa. Mas quantos conhecerão os Lobos? Os seus adversários? Os campeonatos domésticos? Os Test Matches internacionais? Julgo que ainda muito poucos.

Proponho que através deste espaço seja possível fazer chegar aos interessados, em português, as histórias e os acontecimentos cá dentro e lá fora. São muitos os países e as competições que interessa seguir, com a vantagem, relativamente a outros desportos, de ser exemplarmente jogado nos dois hemisférios e por isso proporcionar 12 sobre 12 meses de encontros intensos. Espero que o RUXV contribua para a compreensão do jogo e com isso trazer novos apaixonados pelo Rugby.

Não escondo também o meu objectivo pessoal: seguir com maior assiduidade a oval, conhecer mais protagonistas, aprender novas regras, técnicas e tácticas.

Até já!