domingo, 28 de julho de 2013

Chiefs - Crusaders - O jogo dos campeões


Olá a todos!

No sábado tive o prazer de assistir a um dos melhores jogos de rugby dos últimos tempos. O confronto entre o sangue novo e o sangue maduro da selecção dos All Blacks resultou numa batalha de outro planeta. O ambiente magnífico do Waikato Stadium, em Hamilton, recebeu as duas equipas mais rápidas a executar na competição. Como se costuma dizer, um jogo impróprio para cardíacos.

A primeira parte foi claramente dominada pelos Crusaders, que foram irrepreensíveis a defender e obrigaram os Chiefs a vários erros. Dan Carter acabou por falhar uma penalidade e um pontapé de ressalto, o que não permitiu que a vantagem ao intervalo fosse maior do que 9-3.

No arranque da segunda parte Dan Carter volta a falhar uma penalidade e os Chiefs com claro domínio territorial, acabaram por marcar dois ensaios num curto espaço de tempo, colocando o resultado em 20-6. O melhor estava por vir. Pouco minutos passados, Israel Dagg marcou um dos ensaios do campeonato, depois de ultrapassar vários jogadores dos Chiefs. Com cinco minutos para jogar, os Crusaders marcam uma penalidade e colocam o resultado em 20-19.



Começa a pressão dos Crusaders e Dan Carter volta a ensaiar um pontapé de ressalto, falhado. Voltam os Crusaders a tentar pressionar, mas depois de muitas fases jogadas a meio campo, acabam por perder a possa da bola. Restavam dois minutos para os Chiefs gerirem o resultado e a bola é recuperada pelos Crusaders. O último minuto é para criar um pontapé para Dan Carter, mas aos 80 minutos, é Dan Carter que pressionado perde a bola para a frente e os Chiefs estão na final, que será jogada em sua casa. É uma excelente oportunidade para revalidarem o título.

Foi um jogo dos dois favoritos ao título, independentemente da outra meia-final.

Até breve!

sábado, 27 de julho de 2013

Southern Kings - MTN Lions - 1o Jogo

Olá a todos!

Depois de jogada a primeira mão do jogo de apuramento para a próxima época do Super Rugby, os Lions da cidade do ouro, Joanesburgo, foram surpreender os Southern Kings no seu terreno com uma vitória por 26-19. Os Lions dominaram o jogo praticamente todo, apesar da igualdade do número de ensaios. Catrakilis, o abertura dos Kings acabou por falhar alguns pontapés importantes que marcaram a diferença no resultado.

Elton Jantjies, depois de uma época de empréstimo aos Stormers, regressou aos Lions para marcar 16 pontos e afirmar-se como melhor marcador do encontro.



Na próxima semana será jogada a segunda-mão que decide qual a quinta equipa sul-africana a jogar o SuperRugby 2014.

Ficam ainda algumas curiosidades sobre as contas do playoff. As duas equipas somam pontos nos dois jogos, de acordo com as regras da época regular e passa a que conseguir somar mais pontos. Neste momento os Kings ao perderem por 7 ou menos pontos, conseguem somar um ponto bónus, ficando os Lions com 4 pontos e os Kings com 1. Uma vitória dos Kings em Joanesburgo com 4 ensaios ou por mais de 7 pontos será suficiente para garantir o apuramento.

Faremos as contas na próxima semana.

Até breve!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A época do TUDO ou NADA

Olá a todos!

Chegou oficialmente a época do TUDO ou NADA.

Este é o fim-de-semana em que uns chegarão à glória à custo do pesadelo dos adversários. Jogam-se as meias-finais do Super Rugby entre as quatro melhores equipas da época regular. Será que a estatística vai continuar a funcionar?

Chiefs - Crusaders 

Em nenhuma altura do ano, os Crusaders demonstraram ter capacidade para superar os Chiefs que tem sido a melhor equipa Neozelandesa nos últimos anos. Chegado o momento decisivo, Dan Carter apareceu na melhor forma do ano e a dar as boas vindas ao regresso de McCaw. Será suficiente para bater uma equipa sólida como os Chiefs, a jogar em casa?

Será certamente um jogo muito competitivo. Apostamos na surpresa dos Crusaders.

Bulls - Brumbies

Os Brumbies, depois de terem ocupado grande parte da época no primeiro lugar do SR, estão numa fase menos positiva. No playoff venceram os Cheetahs por uma margem muito magra, num jogo que poderia ter caído para qualquer lado. Agora vão defrontar o expoente da experiência e do profissionalismo do típico rugby sul-africano. Esteja a pontaria de Morné Steyn afinada e os Brumbies dificilmente vão continuar a viver o sonho.

Ainda no TUDO ou NADA joga-se, também na África do Sul, o jogo entre os Southern Kings e os MTN Lions de Joahnnesburg que vai ditar o quinto participante sul-africano da próxima época, no Super Rugby. Os Southern Kings estão a fechar uma época internacional muito competitiva, onde não desapontaram. Dificilmente os Lions vão surpreender a jovem e talentosa equipa dos Kings. A não perder amanhã ao final do dia.

Voltarei com o balanço dos jogos.

Até breve!

domingo, 21 de julho de 2013

SuperRugby Playoffs

Olá a todos!

Já são conhecidas quatro equipas que vão disputar as meias-finas do SuperRugby, na próxima semana.

Os Crusaders voltaram a comprovar a sua invencibilidade em casa e não permitiram qualquer tipo de resposta aos Reds, que jogaram constantemente pressionados pela equipa da casa. Talvez no início da segunda metade, já com o resultado relativamente dilatado, os Reds tenham tido uma oportunidade para pressionar no marcador os Crusaders, mas sempre sem sucesso. Os números não mentem, 38-9 com 20 pontos no marcador para Dan Carter.

O segundo jogo dos playoffs, terminou com uma vitória dos Brumbies, discutida até ao último instante.
Depois de uma primeira parte muito bem disputada, com bastantes erros forçados para cada lado e com uma percentagem de concretização de penalidades muito baixa, foram os Brumbies que conseguiram terminar com uma vantagem mínima 6-5. Na segunda parte os Cheetahs cedo se adiantaram no marcador, com uma penalidade, mas rapidamente viram os Brumbies aproveitar dois erros para, através da concretização também de penalidades, se destacarem no marcador. Jogava-se então uma vantagem de 7 pontos, que apenas um ensaio convertido poderia equilibrar. Rayno Benjamin, ponta dos Cheetahs, aos 80 minutos, marca o ensaio da salvação mas  Riaan Smit que apenas conseguiu marcar uma penalidade toda a noite, não conseguiu converter o ensaio e viu a sua equipa terminar a época de SuperRugby. Os Cheetahs estiveram várias vezes perto de marcar vários ensaios, mas alguns erros primários arredaram a equipa da próxima ronda.

Feitas as contas, teremos para a semana duas meias-finais entre Chiefs e Crusaders, num derby neozelandês e ainda a recepção dos Bulls aos Brumbies, no Loftus Versfeld em Pretoria.

Até breve!

British & Irish Lions vs Austrália – Jogo 3


Olá a todos!

Para quem ainda não teve oportunidade de ver, fica o vídeo do terceiro e último jogo da Test Series de 2013 dos B&I Lions que se deslocaram à Austrália. Apesar do equilíbrio dos dois primeiros jogos, a equipa all-star venceu e convenceu em Sidney com um triunfo esclarecedor de 41-16. Ainda assim, no início do segundo tempo os Wallabies pareciam estar em condições para recuperar caminho e chegaram a diminuir o resultado para 16-19, mas o pior estava por vir.



Foram várias as estrelas que contribuiram para o resultado, mas é de grande destaque a participação do ainda jovem full-back galês, Leigh Halfpenny. Considerado o melhor jogador da série, marcou 49 pontos em três jogos e teve estatísticas impressionantes, terminando ainda em grande com a oferta do prémio de melhor jogador a uma instituição de caridade. Tudo isto, com apenas 24 anos. Um excelente exemplo do carácter do rugby.


Até breve!

sábado, 20 de julho de 2013

Crusaders vs Reds

Olá a todos!

Podem seguir o jogo completo desta manhã, que opôs os Crusaders aos Reds. Já existe uma equipa apurada para acompanhar Chiefs e Bulls nas meias-finais do Super Rugby 2013. Quem será?


Amanhã continuará a jornada.

Até breve!

RMC

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O recorde de pontapés aos postes

Olá a todos!

No rugby moderno, ao mais alto nível, um dos momentos decisivos do jogo podem ser os pontapés aos postes. A técnica do pontapé aos postes e a pressão dos adversários tornam, ao contrário do que parece, a sua execução muito difícil. Como em tudo, lá vão surgindo os especialistas na arte, normalmente dominada pelas equipas do costume.

Marcar um ou dois pontapés aos postes já vem sendo frequente. No entanto, foi em 1999 que o sul-africano Jannie de Beer estabeleceu o recorde de pontapés aos postes num só jogo, cinco!

E que classe, num campeonato do mundo contra os rivais ingleses e com alguns pontapés do outro mundo. Reparem bem no último.



Se já estão impressionados, então vejam o que François Steyn, actual jogador dos Sharks de Durban, faz a 60 metros de distância.



Até breve!

domingo, 14 de julho de 2013

Playoffs Super Rugby

Olá a todos!

Depois de uma última ronda com algumas surpresas, os primeiros lugares da tabela classificativa voltaram a mexer.

Com a vitória suada dos Chiefs e a derrota dos Bulls em Cape Town, voltamos a ter o campeão do ano anterior no topo e como grande favorito à vitória final! Ainda assim, os Bulls conseguiram garantir o segundo lugar e o acesso directo às meias-finais.

Na próxima semana teremos então dois grandes encontros para definir os adversários de Chiefs e Bulls.

No Sábado, às 08h35 em Lisboa, joga-se na Nova Zelândia a a reedição final de 2011, com os Crusaders de Dan Carter a receberem os Reds de Quade Cooper.




No Domingo, às 07:10 em Lisboa, joga-se na Austrália o outro playoff, a opor os Brumbies de Canberra aos Cheetahs do FreeState, a única equipa das 6 que nunca venceu o Super Rugby.




Previsões: A quase invencibilidade dos Crusaders em casa e o rendimento inconstante dos Reds, faz-me apontar para uma vitória quase certa dos Crusaders. Na Austrália, a experiência dos Cheetahs foi boa ao longo do ano. Os Brumbies estão baixar o seu rendimento, prova dada no último jogo em que perderam o segundo lugar da classificação geral, no terreno da mais fraca equipa Australiana. Cheetahs nas meias-finais.

Até breve!

sábado, 13 de julho de 2013

Super XV - Última ronda da época regular

Olá a todos!

Ainda antes do post sobre o desfecho da tour dos Lions pela Austrália, vamos já fazer o balanço do SuperXV. Na maior e melhor competição do Hemisfério Sul joga-se hoje a derradeira jornada que decide quem continua para a ronda de qualificação e quem fica pelo caminho. São 9 as equipas que vão ficar pelo caminho e as 6 restantes irão disputar os seguintes jogos:

Qualificação para as meias-finais:
J1 - 3º Classificado vs 6º Classificado
J2 - 4º Classificado vs 5º Classificado

Meias-finais
J3 - 1º Classificado vs Vencedor J2
J4 - 2º Classificado vs Vencedor J1

Final
A final irá ser disputada no terreno da equipa invicta nos playoffs e melhor classificada na época regular

À entrada para a última jornada, o quadro das seis equipas finalistas está já bem definido, decidindo-se apenas a vantagem de jogar em casa. As restantes equipas jogam o orgulho de uma época de luta.

As equipas apuradas serão: Bulls e Cheetahs da África do Sul, Chiefs e Crusaders da Nova Zelândia e Brumbies e Reds da Austrália. A meu ver os Brumbies e os Cheetahs foram as grandes surpresas do torneio, deixando para trás equipas como Sharks, Waratahs, Blues e Stormers recheados de internacionais de topo.

Apesar de estarmos perto do final do campeonato, não desmoralizem! A época do Rugby do Hemisfério Sul está muito longe de acabar. Depois do esperado desfecho do SuperRugby, ainda vamos ter as competições locais e o Rugby Championship, provavelmente o torneio mais competitivo entre as potências do rugby mundial (também conhecido como 4 Nações).


terça-feira, 2 de julho de 2013

A Tour dos British and Irish Lions 2013

Olá a todos!



Jogados já os dois primeiros testes da tour dos B&I Lions pela Austrália, é neste fim-de-semana que se joga o derradeiro jogo que ditará o vencedor de 2013.

Até agora, uma vitória para cada lado com dois jogos intensos, espectaculares e decididos nos últimos instantes. Rugby ao mais altíssimo nível, resultado de uma união rara de talento. Não percam os primeiros jogos antes da batalha final, no próximo sábado às 11.05 AM (GMT).

1º Jogo


2º Jogo




Até breve!