domingo, 18 de agosto de 2013

4 Nações - Springboks arrasam Argentina

Olá a todos!

A África do Sul recebeu e venceu os Pumas no Soccer City em Joanesburgo, com um expressivo 73-13.

Os primeiros trinta minutos do encontro foram equilibrados no marcador, mostrando a habitual África do Sul conservadora a jogar ao pé e a obrigar os argentinos a cometerem faltas. A Argentina conseguiu ainda resistir  equilibrando as contas num 9-6. Começou então a África do Sul a jogar à mão na área de 22 da Argentina e sempre na iminência do ensaio. Foi então que no momento chave da partida a Argentina com sucessivas faltas inviabiliza de forma ilegal o ensaio dos Boks, resultando num ensaio de penalidade e um cartão amarelo. Demorou poucos minutos o segundo ensaio da África do Sul e a partida começava ficar decidida.

Na segunda-parte, a Argentina sem conseguir responder volta a ficar sem um jogador depois de uma projecção do jovem promessa JJ Engelbrecht. Criada nova vantagem nos números, a África do Sul volta a marcar um conjunto de ensaios e carrega até final da partida. Resultado, 9 ensaios sul-africanos contra 1 argentino e 28 pontos de Morné Steyn com uma eficácia de 90%.

Ficam algumas perguntas. Terá a Argentina capacidade para discutir alguns jogos deste ano? Estará a África do Sul em condições de disputar o título? Ou tratou-se apenas de uma história bizarra já pouco comum no rugby de alto nível?

Uma coisa é certa. A África do Sul apresenta na competição um pack de avançados de grande poderio e novas promessas que vão dar que falar, nomeadamente Wille le Roux e JJ Engelbrecht. Mais uma nota para o regresso de Fourie du Preez, que irá participar nos jogos caseiros dos Springboks e que ontem mostrou porque foi durante vários anos o melhor 9 do rugby mundial.



Até breve!

sábado, 17 de agosto de 2013

Austrália - Nova Zelândia

Olá a todos!

Começou o 4 Nações de 2013 e da melhor forma. Com dois minutos jogados no primeiro jogo, uma excelente jogada dos All Black resulta num ensaio de Ben Smith convertido por Aaron Cruden.

A meio da primeira parte, depois de uma sucessão de penalidades a favor dos Wallabies, o resultado vira para 12-10. Rapidamente com um erro de Leali'ifano num pontapé permite a intercepção de Cruden que no ressalto marca o segundo ensaio da partida, convertido de seguida. 5 minutos depois e McCaw voltava a marcar mais um ensaio para Nova Zelândia na ponta direita e ficavam os All Black já muito próximos do ponto bónus. 22-12 para os All Black.

Pouco depois, Will Genia num sprint de 60 metros marca um fantástico ensaio, convertido, reduzindo o marcador para 22-19. Com os All Black a carregar, ficava sempre ideia de que mais um ensaio pode aparecer. Depois de mais um erro da Austrália, a partida chega ao intervalo com o marcador em  25-19.

Apesar da luta constante da Austrália , fica a ideia de que fica sempre curto face ao poder dos All Black.

Na segunda parte, apesar da Austrália começar bem a reduzir a vantagem para três pontos, novo ensaio, o quarto para a Nova Zelândia garante o ponto bónus e nova vantagem de 10 pontos.

Poucos minutos e Ben Smith sentenciava a partida com o quinto ensaio! 37-22.

Mais um ensaio para cada lado e o jogo termina com 29-47 a favor dos All Black que somam 5 pontos na classificação geral.

Até breve!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Rugby Championship : 4 Nações

Olá a todos!

Vai arrancar mais um Rugby Championship, pela segunda vez na versão 4 Nações, opondo Argentina, África do Sul, Austrália e a Nova Zelândia.


A competição joga-se ao longo de 6 jornadas, valendo as regras de pontuação já conhecidas do Super Rugby: 4 pontos para a vitória, 2 pontos para empate e 0 pontos para a derrota. O ponto bónus premeia as equipas que marcarem quarto ou mais ensaios, ou que mesmo perdendo terminem a partida dentro do resultado, com uma pontuação de 7 ou menos pontos para o adversário.

Os pressupostos voltam a repetir-se relativamente à competição de 2012. A Argentina aparece como clara outsider  e os All Black como favoritos. Resta-nos perceber como a Austrália e a África do Sul podem baralhar as contas.

Este fim-de-semana a Argentina desloca-se a Joanesburgo, onde defrontará os Springboks às 17h00 locais, menos uma hora em Portugal. Antes disso, os All Black deslocam-se a Sydney onde serão recebidos pelos Wallabies, às 11h05 em Lisboa.

Os jogos serão transmitidos por todo o Mundo.

Até breve!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Currie Cup 2013


Olá a todos!

Encerrada a época internacional de clubes no Hemisfério Sul, começam agora as competições locais. Abrimos a temporada com a a Currie Cup Premier Division,  o escalão mais alto do "campeonato nacional da África do Sul". Vamos também acompanhar os principais acontecimentos desta competição aqui.



A primeira jornada foi jogada no passado fim-de-semana, entre as seis equipas participantes. A realização desta taça a par do Torneio das 4 Nações, também conhecido como Rugby Championship, obriga a que as principais equipas lancem muito jogadores jovens para colmatar a saída dos habituais internacionais. Para apimentar mais esta situação, tem vindo a crescer o hábito de vários jogadores terminarem o Super Rugby e seguirem para clubes europeus, onde a época está prestes a começar. Assim, as equipas provinciais sofrem grandes alterações em relação ao seu grupo do Super Rugby, o que cria alguma incerteza sobre os potenciais vencedores.

As equipas do primeiro e segundo escalão da Currie Cup são as seguintes:


A Premier Division, que vamos acompanhar é composta por 6 equipas:

Western Province
Griquas
Blue Bulls
Free State Cheetahs
Golden Lions
Natal Sharks

Até breve!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Lions de regresso ao Super Rugby

Olá a todos!

Depois de um novo jogo bem disputado e apesar da derrota, os Lions conseguiram o apuramento para o SuperRugby de 2014 pela diferença pontual na classificação com os Kings. O jogo terminou com a vitória dos Kings, no terreno dos Lions, por 23-18 depois de terem perdido em casa por 26-19.

Joanesburgo voltará a ser palco do Rugby de mais alto nível, já no próximo ano. Parabéns aos Lions de Elton Jantjies que voltou a demonstrar ser o jogador mais importante da equipa da cidade do ouro.


Até breve!



sábado, 3 de agosto de 2013

Super Campeões

Olá a todos!

A final começou com domínio dos Brumbies e vários erros dos Chiefs. Aos 20 minutos os Brumbies já venciam por 9-0 graças à marcação de três penalidades. Finalmente, começaram os Chiefs a dar sinais de reviravolta. Em 5 minutos duas penalidades colocaram o resultado em 9-6, altura em que a posse de bola estava perfeitamente dividida entre as duas equipas. Os Chiefs tinham equilibrado a partida. Contudo, os Brumbies continuavam a jogar melhor ao pé, ordem expressa do seu treinador, e diga-se, com muita eficácia. Aos 33 minutos os Chiefs empatam com mais uma penalidade e voltou tudo à estaca zero. E voltaram também os Chiefs a errar.

Poucos minutos passados e um mau passe no meio campo dos Chiefs resulta numa intercepção de Leallifano que marca o primeiro ensaio e converte o seu próprio ensaio, para um resultado final da primeira parte de Chiefs 9 - 16 Lealiifano.

Na segunda parte, dois minutos bastaram  para os avançados dos Brumbies roubarem uma penalidade aos Chiefs a 52 metros dos postes, falhada por  Jesse Mogg. De seguida, os Brumbies com um excelente pontapé colocam os Chiefs sobre pressão, que voltam a ceder e a cometer uma infracção, desta vez muito perto dos postes. Lealifano aumenta a sua conta pessoa e coloca o resultado a 10 pontos. Imediatamente, na resposta dos Chiefs, o formação dos Brumbies comete a sua segunda falta da noite e deixa a sua equipa novamente a 7 pontos.

Falhada mais uma penalidade por Aaron Cruden, os Chiefs viram George Smith fazer um roubo de bola no chão e provocar uma grande aflição junto da linha de ensaio. Depois de algum tempo a aguentar a muralha, os Chiefs cometem uma falta perto dos postes e a margem dos Brumbies volta aos 10 pontos. Na resposta dos Chiefs, mais do mesmo. Os Chiefs perto da linha de ensaio voltam a cometer uma falta. No regresso à linha de ensaio, finalmente ultrapassaram a defesa australiana, num desequilíbrio provocado numa formação ordenada. Aaron Cruden falha a conversão e o resultado fica 17-22. Faltavam 15 minutos e o título estava ali à porta, mas os Chiefs tinham acordado definitivamente. Robbie Robinson numa troca de pés fantástica deixa a desequilibrada defesa dos Brumbies para trás e corre 20 metros para o seu momento de glória. Desta vez Cruden não falha e os Chiefs ficam pela primeira vez na frente com 24-22 no marcador.

A pressão dos Chiefs começa a crescer e a capacidade resistente dos Brumbies a falhar. Nova entrada em fora de jogo e os Brumbies voltam a experimentar a pontaria de Cruden e rapidamente o resultado vira para 5 pontos a favor da equipa da casa. Com o cansaço a tornar-se evidente nos Brumbies, o jogo à mão dos Chiefs começou a resultar. Os Brumbies procuraram o ensaio no tempo final, como na passada semana em Pretoria, desta vez sem efeito.

Os Chiefs são de novo campeões do Super Rugby!



Até breve!

A final do Super Rugby


Olá a todos!

Parece-me a mim, a poucos momentos do início da final do Super Rugby 2013, que qualquer resultado que não seja a vitória da equipa da casa, os Chiefs de Hamilton, será uma mentira. Mas, também não é menos verdade que na última semana apostei erradamente três vezes seguidas.



Vejamos os pontos a favor dos Chiefs: actuais campeões, vencedores da época regular de 2012 e agora em 2013, poupados nas viagens, enquanto os Brumbies em três semanas voaram da Austrália para a África do Sul e agora para a Nova Zelândia e a jogar perante o seu público. A favor dos Brumbies acredito apenas na estratégia do seu treinador Jack White, um dos melhores e o responsável pelo sucesso dos australianos na presente época.

Acredito numa vitória dos Chiefs por 10 pontos!

Até já!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bulls vs Brumbies : Morrer na praia

Olá a todos!

Os Bulls receberam no passado Sábado os Brumbies, naquilo que foi a segunda meia-final do Super Rugby. No confronto de duas equipas que vinham a decrescer nos últimos tempos, adivinhava-se uma vitória da equipa da casa. Por outro lado, Jack white, o treinador australiano dos Brumbies estava de regresso à sua adorada África do Sul, onde foi campeão do mundo em 2007, tendo já prometido querer fazer uma surpresa.

O jogo foi muito equilibrado e cedo apareceu a primeira preocupação dos Bulls. Morné Steyn, um dos melhores pontapeadores da modalidade começou a dar sinais de não estar num dos seus melhores dias. Com isto os Brumbies conseguiram arrancar na frente do marcador onde se mantiveram durante algum tempo, acabando por ser ultrapassados pelos Bulls a meio da partida. Com os Bulls a vencerem por uma margem magra, o seu capitão Poitgieter, contrariamente ao que nos têm habituado as equipas sul-africanas, optou por jogar faltas ao alinhamento em vez de tentar converter os 3 pontos por intermédio do seu marcador de serviço. Estas opções não trouxeram quaisquer resultados e os Bulls chegam ao fim da partida com uma vantagem de quatro pontos, pairando no ar a possibilidade da equipa visitante pontuar a qualquer momento.

Aos 78 minutos, uma jogada brilhante dos Brumbies destruíram a possibilidade dos Bulls estarem pela 4 vez desde 2007 na final do Super Rugby. A final será jogada em Hamilton entre os Chiefs e os Brumbies.

Podem ver o jogo completo aqui no blog.





Até já,
RMC