sábado, 12 de outubro de 2013

Currie Cup - Playoffs

Olá a todos!

Depois da última jornada da época regular da Currie Cup, campeonato interno da África do Sul, encontram-se apuradas as quatro equipas que vão disputar os lugares na final e o título. Sem grande surpresa, Western Province e Sharks ocupam os lugares cimeiros, garantido as meias-finais em casa e Cheetahs e Lions vão tentar, fora de casa, conquistar um lugar na final. No caminho, ficam os Griquas e os Bulls que depois de terem perdido muitos jogadores, não conseguiram convencer e estão agora num processo de cosntrução de uma nova era.

Nas próximas duas semanas ficará decidido o campeonato. Já no próximo fim-de-semana teremos os seguintes jogos:

Western Province - Lions @ Newlands, Cape Town
Sharks - Cheetahs @ MrPrice Kings Park, Durban

Vamos acompanhar a fase final da Currie Cup. Quem irá suceder a Western Province?



Até breve!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Ellis Park - O palco de mais uma final épica

Olá a todos!

Os Springboks e os All Blacks jogaram a jornada final do Rugby Championship - 4 Nações - no passado Sábado e, nem mais, nem menos, para decidir o título. E o resultado foi um jogo épico, digno do ranking dos melhores jogos de sempre. Vejamos os ingredientes: 65000 adeptos, reedição da mítica final de 1995, jogo decisivo, primeira e segunda equipa do ranking mundial e com direito a voo baixo de apoio aos Springboks, tal como em 1995.


A tensão era elevada! Os Springboks precisavam de uma vitória gorda, com quase 4 impossíveis ensaios e com uma diferença superior a 7 pontos. A estatística não jogava a favor da equipa da casa. Ainda assim, Heyneke Meyer, estratega sul-africano, prometia ataque aberto, à neo-zelandesa, com muito jogo corrido. E levanta-se a pergunta? Desde quando os Boks jogam abertos? E a resposta é simples, desde a era Heyneke Meyer. E, no meio de alguns tropeções e duas lesões comprometedoras de Willem Alberts e Bryan Habana, os Springboks em 60 minutos cumprem a promessa. 4 ensaios marcados, leia-se excepcionalmente marcados e o ponto bónus garantido, com o marcador em 27-24. E depois?

Antes, durante e depois, os All Black nunca deixaram de lá estar. E sempre que batiam os pés, a defesa sul-africana abanava! Zane Kirchner, full back sul-africano foi sempre a última vítima de ensaios que pareciam fáceis. E se a África do Sul conseguiu brilhantemente marcar quatro ensaios, conseguiu também sofrer 5 e perder o jogo, o campeonato e a possibilidade de aspirar ao primeiro lugar do IRB.

Do lado da Nova Zelândia, Kieran Read mostrou claramente merecer a camisola amarela depois de uma época quase perfeita. Richie McCaw regressou para liderar a equipa, nos momentos complicados por que passou, e o resultado é mais uma demonstração de superioridade dos homens de negro do rugby. Recordo que os All Black estão em primeiro lugar do ranking desde 2009, depois da última época dourada dos Boks. No entanto, desde 2009 que os Springboks não tinham uma equipa tão forte e completa e finalmente ameaçam o reinado da Nova Zelândia.

Vem agora a tour de Outono, no Hemisfério Norte. Parece que estas duas equipas estão muito distantes da concorrência. Vamos aguardar pelo espectáculo!

Entretanto, não percam o resumo deste combate épico.



Até breve!



quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Super Rugby abre fronteiras


Olá a todos!

O Super Rugby de 2016 deverá contar com mais 3 equipas e passar para a Super 18. Está em análise a introdução de mais uma equipa Sul-Africana, os Kings/Lions que neste momento jogam um playoff anual para decidir que participa na competição, uma equipa Japonesa na conferência Australiana e uma equipa das Ilhas do Pacífico na conferência Neo-zelandesa. Por existirem poucos meios nas ilhas do pacífico, fala-se na possibilidade de a equipa ficar baseada em Auckland, onde a comunidade de nacionais das ilhas do pacífico é grande.
Além desta abertura do Super Rugby, apesar da injustiça da Argentina continuar à margem desta competição, está a ser analisada a possibilidade das equipas poderem contratar jogadores argentinos.

A conclusão é que vamos ter mais jogos e mais rugby. Esta é uma medida claramente benéfica para o equilíbrio do rugby mundial, que é cada vez mais um desporto global e de lés a lés, igualmente virtuoso.

O bom exemplo desta internacionalização é a evolução da Argentina que ainda está a jogar o segundo Rugby Championship e aparece melhor de jogo para jogo.

     2015?


Até breve!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ellis Park - Palco de finais

Olá a todos!

Apesar da gralha do último post, mesmo a África do Sul tendo pontuado menos um ponto que a Nova Zelândia, ainda pode ser campeã. A verdade é que isso terá de acontecer em condições muito adversas.

Depois de dois jogos intensos e de carácter distinto, o título decide-se num estádio com muito significado para as duas equipas. Na realidade estamos próximos de um reviver da final de 1995, uma das finais desportivas mais badaladas da história. Ora por um lado Mandela marcou positivamente a reviravolta de um povo, ora por outro muito se falou das condições em que isso aconteceu.

A África do Sul no Cabo, dominou a partida desde muito cedo e aos 20 minutos já vencia 20-3 com o jogo na mão. No entanto, 60 minutos não foram suficientes para o ponto bónus, muito por culpa do desequilíbrio constante da sua equipa pela indisciplina de alguns jovens jogadores. Mais dois cartões amarelos para o currículo da Springboks.

No outro jogo da jornada, a Nova Zelândia chegou ao intervalo a vencer por 11-9 mas conseguiu em cima do tempo final marcar o ensaio que lhe garantiu o ponto bónus e uma viagem muito mais tranquila à terra do outro.

Feitas as contas, os Springboks terão de vencer a Nova Zelândia por mais de 7 pontos de diferença e com um mínimo de quatro ensaios, garantindo o ponto bónus da vitória sem qualquer ponto da Nova Zelândia. Na prática, os Boks precisam de fazer o mesmo que sofreram em Auckland há duas semanas. Serão capazes? Muito provavelmente não. Apesar da enorme diferença para a equipa do ano passado, há ainda algumas arestas a limar que a Nova Zelândia, número um do ranking há 3 anos consecutivos, sabe aproveitar melhor que ninguém. Mas no rugby, como em qualquer desporto, as surpresas acontecem.

Sábado às 16h00 (GMT) não percam a grande final do Rugby Championship de 2013.




Até breve!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A grande final?

Olá a todos,

voltamos ao activo num dos grandes momentos do ano. O Rugby Championship aproxima-se do final. Quando existem apenas duas jornada para jogar, os All Blacks ocupam a primeira posição com apenas 4 pontos a mais do que os Springboks, fruto da vitória da última jornada em casa. Do outro lado da tabela, Wallabies e Pumas discutem ainda o terceiro lugar, numa luta que se adivinha vir a resolver na última jornada.

Fazendo as contas, é simples. A África do Sul pode ser campeã em casa, na última jornada frente à Nova Zelândia, se neste fim-de-semana conseguir igual o número de pontos da Nova Zelândia. Levanta-se a questão de quem será o elo mais fraco? Joga a África do Sul em vantagem em casa contra a Austrália, ou a Nova Zelândia na Argentina, contra os menos experientes Pumas? Tanto quanto se sabe, jogar na Argentina não é fácil e os Pumas têm mostrado capacidade de fazer estragos nos adversários. Por outro lado, os Springboks em casa com Fourie du Preez prometem espectáculo e muitos pontos. E é disso mesmo que necessitam, muitos pontos com quatro ensaios para o ponto bónus. Nessa hipótese, é certo que a grande final se joga em Joanesburgo na última jornada, colocando frente a frente as duas melhores equipas do mundo.

Não percam este sábado às 16h00 de Lisboa, a África do Sul - Austrália e às 23:40 a Argentina - Nova Zelândia.

Até breve!


domingo, 18 de agosto de 2013

4 Nações - Springboks arrasam Argentina

Olá a todos!

A África do Sul recebeu e venceu os Pumas no Soccer City em Joanesburgo, com um expressivo 73-13.

Os primeiros trinta minutos do encontro foram equilibrados no marcador, mostrando a habitual África do Sul conservadora a jogar ao pé e a obrigar os argentinos a cometerem faltas. A Argentina conseguiu ainda resistir  equilibrando as contas num 9-6. Começou então a África do Sul a jogar à mão na área de 22 da Argentina e sempre na iminência do ensaio. Foi então que no momento chave da partida a Argentina com sucessivas faltas inviabiliza de forma ilegal o ensaio dos Boks, resultando num ensaio de penalidade e um cartão amarelo. Demorou poucos minutos o segundo ensaio da África do Sul e a partida começava ficar decidida.

Na segunda-parte, a Argentina sem conseguir responder volta a ficar sem um jogador depois de uma projecção do jovem promessa JJ Engelbrecht. Criada nova vantagem nos números, a África do Sul volta a marcar um conjunto de ensaios e carrega até final da partida. Resultado, 9 ensaios sul-africanos contra 1 argentino e 28 pontos de Morné Steyn com uma eficácia de 90%.

Ficam algumas perguntas. Terá a Argentina capacidade para discutir alguns jogos deste ano? Estará a África do Sul em condições de disputar o título? Ou tratou-se apenas de uma história bizarra já pouco comum no rugby de alto nível?

Uma coisa é certa. A África do Sul apresenta na competição um pack de avançados de grande poderio e novas promessas que vão dar que falar, nomeadamente Wille le Roux e JJ Engelbrecht. Mais uma nota para o regresso de Fourie du Preez, que irá participar nos jogos caseiros dos Springboks e que ontem mostrou porque foi durante vários anos o melhor 9 do rugby mundial.



Até breve!

sábado, 17 de agosto de 2013

Austrália - Nova Zelândia

Olá a todos!

Começou o 4 Nações de 2013 e da melhor forma. Com dois minutos jogados no primeiro jogo, uma excelente jogada dos All Black resulta num ensaio de Ben Smith convertido por Aaron Cruden.

A meio da primeira parte, depois de uma sucessão de penalidades a favor dos Wallabies, o resultado vira para 12-10. Rapidamente com um erro de Leali'ifano num pontapé permite a intercepção de Cruden que no ressalto marca o segundo ensaio da partida, convertido de seguida. 5 minutos depois e McCaw voltava a marcar mais um ensaio para Nova Zelândia na ponta direita e ficavam os All Black já muito próximos do ponto bónus. 22-12 para os All Black.

Pouco depois, Will Genia num sprint de 60 metros marca um fantástico ensaio, convertido, reduzindo o marcador para 22-19. Com os All Black a carregar, ficava sempre ideia de que mais um ensaio pode aparecer. Depois de mais um erro da Austrália, a partida chega ao intervalo com o marcador em  25-19.

Apesar da luta constante da Austrália , fica a ideia de que fica sempre curto face ao poder dos All Black.

Na segunda parte, apesar da Austrália começar bem a reduzir a vantagem para três pontos, novo ensaio, o quarto para a Nova Zelândia garante o ponto bónus e nova vantagem de 10 pontos.

Poucos minutos e Ben Smith sentenciava a partida com o quinto ensaio! 37-22.

Mais um ensaio para cada lado e o jogo termina com 29-47 a favor dos All Black que somam 5 pontos na classificação geral.

Até breve!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Rugby Championship : 4 Nações

Olá a todos!

Vai arrancar mais um Rugby Championship, pela segunda vez na versão 4 Nações, opondo Argentina, África do Sul, Austrália e a Nova Zelândia.


A competição joga-se ao longo de 6 jornadas, valendo as regras de pontuação já conhecidas do Super Rugby: 4 pontos para a vitória, 2 pontos para empate e 0 pontos para a derrota. O ponto bónus premeia as equipas que marcarem quarto ou mais ensaios, ou que mesmo perdendo terminem a partida dentro do resultado, com uma pontuação de 7 ou menos pontos para o adversário.

Os pressupostos voltam a repetir-se relativamente à competição de 2012. A Argentina aparece como clara outsider  e os All Black como favoritos. Resta-nos perceber como a Austrália e a África do Sul podem baralhar as contas.

Este fim-de-semana a Argentina desloca-se a Joanesburgo, onde defrontará os Springboks às 17h00 locais, menos uma hora em Portugal. Antes disso, os All Black deslocam-se a Sydney onde serão recebidos pelos Wallabies, às 11h05 em Lisboa.

Os jogos serão transmitidos por todo o Mundo.

Até breve!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Currie Cup 2013


Olá a todos!

Encerrada a época internacional de clubes no Hemisfério Sul, começam agora as competições locais. Abrimos a temporada com a a Currie Cup Premier Division,  o escalão mais alto do "campeonato nacional da África do Sul". Vamos também acompanhar os principais acontecimentos desta competição aqui.



A primeira jornada foi jogada no passado fim-de-semana, entre as seis equipas participantes. A realização desta taça a par do Torneio das 4 Nações, também conhecido como Rugby Championship, obriga a que as principais equipas lancem muito jogadores jovens para colmatar a saída dos habituais internacionais. Para apimentar mais esta situação, tem vindo a crescer o hábito de vários jogadores terminarem o Super Rugby e seguirem para clubes europeus, onde a época está prestes a começar. Assim, as equipas provinciais sofrem grandes alterações em relação ao seu grupo do Super Rugby, o que cria alguma incerteza sobre os potenciais vencedores.

As equipas do primeiro e segundo escalão da Currie Cup são as seguintes:


A Premier Division, que vamos acompanhar é composta por 6 equipas:

Western Province
Griquas
Blue Bulls
Free State Cheetahs
Golden Lions
Natal Sharks

Até breve!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Lions de regresso ao Super Rugby

Olá a todos!

Depois de um novo jogo bem disputado e apesar da derrota, os Lions conseguiram o apuramento para o SuperRugby de 2014 pela diferença pontual na classificação com os Kings. O jogo terminou com a vitória dos Kings, no terreno dos Lions, por 23-18 depois de terem perdido em casa por 26-19.

Joanesburgo voltará a ser palco do Rugby de mais alto nível, já no próximo ano. Parabéns aos Lions de Elton Jantjies que voltou a demonstrar ser o jogador mais importante da equipa da cidade do ouro.


Até breve!



sábado, 3 de agosto de 2013

Super Campeões

Olá a todos!

A final começou com domínio dos Brumbies e vários erros dos Chiefs. Aos 20 minutos os Brumbies já venciam por 9-0 graças à marcação de três penalidades. Finalmente, começaram os Chiefs a dar sinais de reviravolta. Em 5 minutos duas penalidades colocaram o resultado em 9-6, altura em que a posse de bola estava perfeitamente dividida entre as duas equipas. Os Chiefs tinham equilibrado a partida. Contudo, os Brumbies continuavam a jogar melhor ao pé, ordem expressa do seu treinador, e diga-se, com muita eficácia. Aos 33 minutos os Chiefs empatam com mais uma penalidade e voltou tudo à estaca zero. E voltaram também os Chiefs a errar.

Poucos minutos passados e um mau passe no meio campo dos Chiefs resulta numa intercepção de Leallifano que marca o primeiro ensaio e converte o seu próprio ensaio, para um resultado final da primeira parte de Chiefs 9 - 16 Lealiifano.

Na segunda parte, dois minutos bastaram  para os avançados dos Brumbies roubarem uma penalidade aos Chiefs a 52 metros dos postes, falhada por  Jesse Mogg. De seguida, os Brumbies com um excelente pontapé colocam os Chiefs sobre pressão, que voltam a ceder e a cometer uma infracção, desta vez muito perto dos postes. Lealifano aumenta a sua conta pessoa e coloca o resultado a 10 pontos. Imediatamente, na resposta dos Chiefs, o formação dos Brumbies comete a sua segunda falta da noite e deixa a sua equipa novamente a 7 pontos.

Falhada mais uma penalidade por Aaron Cruden, os Chiefs viram George Smith fazer um roubo de bola no chão e provocar uma grande aflição junto da linha de ensaio. Depois de algum tempo a aguentar a muralha, os Chiefs cometem uma falta perto dos postes e a margem dos Brumbies volta aos 10 pontos. Na resposta dos Chiefs, mais do mesmo. Os Chiefs perto da linha de ensaio voltam a cometer uma falta. No regresso à linha de ensaio, finalmente ultrapassaram a defesa australiana, num desequilíbrio provocado numa formação ordenada. Aaron Cruden falha a conversão e o resultado fica 17-22. Faltavam 15 minutos e o título estava ali à porta, mas os Chiefs tinham acordado definitivamente. Robbie Robinson numa troca de pés fantástica deixa a desequilibrada defesa dos Brumbies para trás e corre 20 metros para o seu momento de glória. Desta vez Cruden não falha e os Chiefs ficam pela primeira vez na frente com 24-22 no marcador.

A pressão dos Chiefs começa a crescer e a capacidade resistente dos Brumbies a falhar. Nova entrada em fora de jogo e os Brumbies voltam a experimentar a pontaria de Cruden e rapidamente o resultado vira para 5 pontos a favor da equipa da casa. Com o cansaço a tornar-se evidente nos Brumbies, o jogo à mão dos Chiefs começou a resultar. Os Brumbies procuraram o ensaio no tempo final, como na passada semana em Pretoria, desta vez sem efeito.

Os Chiefs são de novo campeões do Super Rugby!



Até breve!

A final do Super Rugby


Olá a todos!

Parece-me a mim, a poucos momentos do início da final do Super Rugby 2013, que qualquer resultado que não seja a vitória da equipa da casa, os Chiefs de Hamilton, será uma mentira. Mas, também não é menos verdade que na última semana apostei erradamente três vezes seguidas.



Vejamos os pontos a favor dos Chiefs: actuais campeões, vencedores da época regular de 2012 e agora em 2013, poupados nas viagens, enquanto os Brumbies em três semanas voaram da Austrália para a África do Sul e agora para a Nova Zelândia e a jogar perante o seu público. A favor dos Brumbies acredito apenas na estratégia do seu treinador Jack White, um dos melhores e o responsável pelo sucesso dos australianos na presente época.

Acredito numa vitória dos Chiefs por 10 pontos!

Até já!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bulls vs Brumbies : Morrer na praia

Olá a todos!

Os Bulls receberam no passado Sábado os Brumbies, naquilo que foi a segunda meia-final do Super Rugby. No confronto de duas equipas que vinham a decrescer nos últimos tempos, adivinhava-se uma vitória da equipa da casa. Por outro lado, Jack white, o treinador australiano dos Brumbies estava de regresso à sua adorada África do Sul, onde foi campeão do mundo em 2007, tendo já prometido querer fazer uma surpresa.

O jogo foi muito equilibrado e cedo apareceu a primeira preocupação dos Bulls. Morné Steyn, um dos melhores pontapeadores da modalidade começou a dar sinais de não estar num dos seus melhores dias. Com isto os Brumbies conseguiram arrancar na frente do marcador onde se mantiveram durante algum tempo, acabando por ser ultrapassados pelos Bulls a meio da partida. Com os Bulls a vencerem por uma margem magra, o seu capitão Poitgieter, contrariamente ao que nos têm habituado as equipas sul-africanas, optou por jogar faltas ao alinhamento em vez de tentar converter os 3 pontos por intermédio do seu marcador de serviço. Estas opções não trouxeram quaisquer resultados e os Bulls chegam ao fim da partida com uma vantagem de quatro pontos, pairando no ar a possibilidade da equipa visitante pontuar a qualquer momento.

Aos 78 minutos, uma jogada brilhante dos Brumbies destruíram a possibilidade dos Bulls estarem pela 4 vez desde 2007 na final do Super Rugby. A final será jogada em Hamilton entre os Chiefs e os Brumbies.

Podem ver o jogo completo aqui no blog.





Até já,
RMC

domingo, 28 de julho de 2013

Chiefs - Crusaders - O jogo dos campeões


Olá a todos!

No sábado tive o prazer de assistir a um dos melhores jogos de rugby dos últimos tempos. O confronto entre o sangue novo e o sangue maduro da selecção dos All Blacks resultou numa batalha de outro planeta. O ambiente magnífico do Waikato Stadium, em Hamilton, recebeu as duas equipas mais rápidas a executar na competição. Como se costuma dizer, um jogo impróprio para cardíacos.

A primeira parte foi claramente dominada pelos Crusaders, que foram irrepreensíveis a defender e obrigaram os Chiefs a vários erros. Dan Carter acabou por falhar uma penalidade e um pontapé de ressalto, o que não permitiu que a vantagem ao intervalo fosse maior do que 9-3.

No arranque da segunda parte Dan Carter volta a falhar uma penalidade e os Chiefs com claro domínio territorial, acabaram por marcar dois ensaios num curto espaço de tempo, colocando o resultado em 20-6. O melhor estava por vir. Pouco minutos passados, Israel Dagg marcou um dos ensaios do campeonato, depois de ultrapassar vários jogadores dos Chiefs. Com cinco minutos para jogar, os Crusaders marcam uma penalidade e colocam o resultado em 20-19.



Começa a pressão dos Crusaders e Dan Carter volta a ensaiar um pontapé de ressalto, falhado. Voltam os Crusaders a tentar pressionar, mas depois de muitas fases jogadas a meio campo, acabam por perder a possa da bola. Restavam dois minutos para os Chiefs gerirem o resultado e a bola é recuperada pelos Crusaders. O último minuto é para criar um pontapé para Dan Carter, mas aos 80 minutos, é Dan Carter que pressionado perde a bola para a frente e os Chiefs estão na final, que será jogada em sua casa. É uma excelente oportunidade para revalidarem o título.

Foi um jogo dos dois favoritos ao título, independentemente da outra meia-final.

Até breve!

sábado, 27 de julho de 2013

Southern Kings - MTN Lions - 1o Jogo

Olá a todos!

Depois de jogada a primeira mão do jogo de apuramento para a próxima época do Super Rugby, os Lions da cidade do ouro, Joanesburgo, foram surpreender os Southern Kings no seu terreno com uma vitória por 26-19. Os Lions dominaram o jogo praticamente todo, apesar da igualdade do número de ensaios. Catrakilis, o abertura dos Kings acabou por falhar alguns pontapés importantes que marcaram a diferença no resultado.

Elton Jantjies, depois de uma época de empréstimo aos Stormers, regressou aos Lions para marcar 16 pontos e afirmar-se como melhor marcador do encontro.



Na próxima semana será jogada a segunda-mão que decide qual a quinta equipa sul-africana a jogar o SuperRugby 2014.

Ficam ainda algumas curiosidades sobre as contas do playoff. As duas equipas somam pontos nos dois jogos, de acordo com as regras da época regular e passa a que conseguir somar mais pontos. Neste momento os Kings ao perderem por 7 ou menos pontos, conseguem somar um ponto bónus, ficando os Lions com 4 pontos e os Kings com 1. Uma vitória dos Kings em Joanesburgo com 4 ensaios ou por mais de 7 pontos será suficiente para garantir o apuramento.

Faremos as contas na próxima semana.

Até breve!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A época do TUDO ou NADA

Olá a todos!

Chegou oficialmente a época do TUDO ou NADA.

Este é o fim-de-semana em que uns chegarão à glória à custo do pesadelo dos adversários. Jogam-se as meias-finais do Super Rugby entre as quatro melhores equipas da época regular. Será que a estatística vai continuar a funcionar?

Chiefs - Crusaders 

Em nenhuma altura do ano, os Crusaders demonstraram ter capacidade para superar os Chiefs que tem sido a melhor equipa Neozelandesa nos últimos anos. Chegado o momento decisivo, Dan Carter apareceu na melhor forma do ano e a dar as boas vindas ao regresso de McCaw. Será suficiente para bater uma equipa sólida como os Chiefs, a jogar em casa?

Será certamente um jogo muito competitivo. Apostamos na surpresa dos Crusaders.

Bulls - Brumbies

Os Brumbies, depois de terem ocupado grande parte da época no primeiro lugar do SR, estão numa fase menos positiva. No playoff venceram os Cheetahs por uma margem muito magra, num jogo que poderia ter caído para qualquer lado. Agora vão defrontar o expoente da experiência e do profissionalismo do típico rugby sul-africano. Esteja a pontaria de Morné Steyn afinada e os Brumbies dificilmente vão continuar a viver o sonho.

Ainda no TUDO ou NADA joga-se, também na África do Sul, o jogo entre os Southern Kings e os MTN Lions de Joahnnesburg que vai ditar o quinto participante sul-africano da próxima época, no Super Rugby. Os Southern Kings estão a fechar uma época internacional muito competitiva, onde não desapontaram. Dificilmente os Lions vão surpreender a jovem e talentosa equipa dos Kings. A não perder amanhã ao final do dia.

Voltarei com o balanço dos jogos.

Até breve!

domingo, 21 de julho de 2013

SuperRugby Playoffs

Olá a todos!

Já são conhecidas quatro equipas que vão disputar as meias-finas do SuperRugby, na próxima semana.

Os Crusaders voltaram a comprovar a sua invencibilidade em casa e não permitiram qualquer tipo de resposta aos Reds, que jogaram constantemente pressionados pela equipa da casa. Talvez no início da segunda metade, já com o resultado relativamente dilatado, os Reds tenham tido uma oportunidade para pressionar no marcador os Crusaders, mas sempre sem sucesso. Os números não mentem, 38-9 com 20 pontos no marcador para Dan Carter.

O segundo jogo dos playoffs, terminou com uma vitória dos Brumbies, discutida até ao último instante.
Depois de uma primeira parte muito bem disputada, com bastantes erros forçados para cada lado e com uma percentagem de concretização de penalidades muito baixa, foram os Brumbies que conseguiram terminar com uma vantagem mínima 6-5. Na segunda parte os Cheetahs cedo se adiantaram no marcador, com uma penalidade, mas rapidamente viram os Brumbies aproveitar dois erros para, através da concretização também de penalidades, se destacarem no marcador. Jogava-se então uma vantagem de 7 pontos, que apenas um ensaio convertido poderia equilibrar. Rayno Benjamin, ponta dos Cheetahs, aos 80 minutos, marca o ensaio da salvação mas  Riaan Smit que apenas conseguiu marcar uma penalidade toda a noite, não conseguiu converter o ensaio e viu a sua equipa terminar a época de SuperRugby. Os Cheetahs estiveram várias vezes perto de marcar vários ensaios, mas alguns erros primários arredaram a equipa da próxima ronda.

Feitas as contas, teremos para a semana duas meias-finais entre Chiefs e Crusaders, num derby neozelandês e ainda a recepção dos Bulls aos Brumbies, no Loftus Versfeld em Pretoria.

Até breve!

British & Irish Lions vs Austrália – Jogo 3


Olá a todos!

Para quem ainda não teve oportunidade de ver, fica o vídeo do terceiro e último jogo da Test Series de 2013 dos B&I Lions que se deslocaram à Austrália. Apesar do equilíbrio dos dois primeiros jogos, a equipa all-star venceu e convenceu em Sidney com um triunfo esclarecedor de 41-16. Ainda assim, no início do segundo tempo os Wallabies pareciam estar em condições para recuperar caminho e chegaram a diminuir o resultado para 16-19, mas o pior estava por vir.



Foram várias as estrelas que contribuiram para o resultado, mas é de grande destaque a participação do ainda jovem full-back galês, Leigh Halfpenny. Considerado o melhor jogador da série, marcou 49 pontos em três jogos e teve estatísticas impressionantes, terminando ainda em grande com a oferta do prémio de melhor jogador a uma instituição de caridade. Tudo isto, com apenas 24 anos. Um excelente exemplo do carácter do rugby.


Até breve!

sábado, 20 de julho de 2013

Crusaders vs Reds

Olá a todos!

Podem seguir o jogo completo desta manhã, que opôs os Crusaders aos Reds. Já existe uma equipa apurada para acompanhar Chiefs e Bulls nas meias-finais do Super Rugby 2013. Quem será?


Amanhã continuará a jornada.

Até breve!

RMC

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O recorde de pontapés aos postes

Olá a todos!

No rugby moderno, ao mais alto nível, um dos momentos decisivos do jogo podem ser os pontapés aos postes. A técnica do pontapé aos postes e a pressão dos adversários tornam, ao contrário do que parece, a sua execução muito difícil. Como em tudo, lá vão surgindo os especialistas na arte, normalmente dominada pelas equipas do costume.

Marcar um ou dois pontapés aos postes já vem sendo frequente. No entanto, foi em 1999 que o sul-africano Jannie de Beer estabeleceu o recorde de pontapés aos postes num só jogo, cinco!

E que classe, num campeonato do mundo contra os rivais ingleses e com alguns pontapés do outro mundo. Reparem bem no último.



Se já estão impressionados, então vejam o que François Steyn, actual jogador dos Sharks de Durban, faz a 60 metros de distância.



Até breve!

domingo, 14 de julho de 2013

Playoffs Super Rugby

Olá a todos!

Depois de uma última ronda com algumas surpresas, os primeiros lugares da tabela classificativa voltaram a mexer.

Com a vitória suada dos Chiefs e a derrota dos Bulls em Cape Town, voltamos a ter o campeão do ano anterior no topo e como grande favorito à vitória final! Ainda assim, os Bulls conseguiram garantir o segundo lugar e o acesso directo às meias-finais.

Na próxima semana teremos então dois grandes encontros para definir os adversários de Chiefs e Bulls.

No Sábado, às 08h35 em Lisboa, joga-se na Nova Zelândia a a reedição final de 2011, com os Crusaders de Dan Carter a receberem os Reds de Quade Cooper.




No Domingo, às 07:10 em Lisboa, joga-se na Austrália o outro playoff, a opor os Brumbies de Canberra aos Cheetahs do FreeState, a única equipa das 6 que nunca venceu o Super Rugby.




Previsões: A quase invencibilidade dos Crusaders em casa e o rendimento inconstante dos Reds, faz-me apontar para uma vitória quase certa dos Crusaders. Na Austrália, a experiência dos Cheetahs foi boa ao longo do ano. Os Brumbies estão baixar o seu rendimento, prova dada no último jogo em que perderam o segundo lugar da classificação geral, no terreno da mais fraca equipa Australiana. Cheetahs nas meias-finais.

Até breve!

sábado, 13 de julho de 2013

Super XV - Última ronda da época regular

Olá a todos!

Ainda antes do post sobre o desfecho da tour dos Lions pela Austrália, vamos já fazer o balanço do SuperXV. Na maior e melhor competição do Hemisfério Sul joga-se hoje a derradeira jornada que decide quem continua para a ronda de qualificação e quem fica pelo caminho. São 9 as equipas que vão ficar pelo caminho e as 6 restantes irão disputar os seguintes jogos:

Qualificação para as meias-finais:
J1 - 3º Classificado vs 6º Classificado
J2 - 4º Classificado vs 5º Classificado

Meias-finais
J3 - 1º Classificado vs Vencedor J2
J4 - 2º Classificado vs Vencedor J1

Final
A final irá ser disputada no terreno da equipa invicta nos playoffs e melhor classificada na época regular

À entrada para a última jornada, o quadro das seis equipas finalistas está já bem definido, decidindo-se apenas a vantagem de jogar em casa. As restantes equipas jogam o orgulho de uma época de luta.

As equipas apuradas serão: Bulls e Cheetahs da África do Sul, Chiefs e Crusaders da Nova Zelândia e Brumbies e Reds da Austrália. A meu ver os Brumbies e os Cheetahs foram as grandes surpresas do torneio, deixando para trás equipas como Sharks, Waratahs, Blues e Stormers recheados de internacionais de topo.

Apesar de estarmos perto do final do campeonato, não desmoralizem! A época do Rugby do Hemisfério Sul está muito longe de acabar. Depois do esperado desfecho do SuperRugby, ainda vamos ter as competições locais e o Rugby Championship, provavelmente o torneio mais competitivo entre as potências do rugby mundial (também conhecido como 4 Nações).


terça-feira, 2 de julho de 2013

A Tour dos British and Irish Lions 2013

Olá a todos!



Jogados já os dois primeiros testes da tour dos B&I Lions pela Austrália, é neste fim-de-semana que se joga o derradeiro jogo que ditará o vencedor de 2013.

Até agora, uma vitória para cada lado com dois jogos intensos, espectaculares e decididos nos últimos instantes. Rugby ao mais altíssimo nível, resultado de uma união rara de talento. Não percam os primeiros jogos antes da batalha final, no próximo sábado às 11.05 AM (GMT).

1º Jogo


2º Jogo




Até breve!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Balanço das Tours de Verão

Olá a todos!

Ainda com a Tour dos British & Irish Lions a decorrer na Austrália, terminaram as tours de todas as outras selecções ao hemisfério Sul.

Começando na Argentina, a Inglaterra na série de dois Test Matches, e sem algumas das suas principais peças que estão a jogar nos B&I Lions, venceu e convenceu contra os Pumas com duas vitórias expressivas.

Na África do Sul o torneio quadrangular entre a equipa da casa, a Escócia, Samoa e Itália, foi vencido sem grande surpresa pelos Springboks. Destaque para as grandes exibições de Samoa frente à Escócia e frente à Itália, conseguindo assim um meritório segundo lugar.

Na Nova Zelândia poucas foram as vezes em que nos três Test Matches a França conseguiu colocar os All Blacks sobre pressão. Destaque para o segundo Test Match que terminou com um esclarecedor 30-0.

Está aberto o apetite para o Four Nations, que terá início em Agosto opondo as quatro grandes equipas do Hemisfério Sul. As equipas do Hemisfério Norte seguem agora para férias.

Não percam o próximo post sobre a Tour dos British & Irish Lions


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tours de Verão

Boa noite a todos,

Depois de mais uma interrupção no nosso blog, estamos de volta para seguirmos mais algumas novidades do rugby, a partir do Hemisfério Sul.

Já no próximo fim-de-semana começam os Test Matches de Verão que marcam o final da temporada do Hemisfério Norte com a viagem das principais selecções aos terrenos dos rivais do Sul. Argentina, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia irão receber França, Inglaterra, Itália e Escócia.

A festa será rija em todos os países, mas em especial na África do Sul onde o público vai ser brindado com o pack "pague dois leve um". É verdade, dois jogos seguidos no mesmo estádio pelo preço de um. O torneio quadrangular que vai opor a equipa anfitriã à Escócia, Itália e Samoa, é uma novidade muito interessante. O Rugby Union XV vai lá estar no dia 15 de Junho!

O horário (GMT) de jogos para este fim-de-semana, todos no Sábado, é o seguinte:

USA vs Ireland01:30
Japan vs Wales06:00
New Zealand vs France08:35
Scotland vs Samoa14:15
South Africa vs Italy17:15
Argentina vs England20:10


Bons jogos!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Super Rugby Round 9


Olá novamente.

A jornada 9, de volta com 7 jogos, deixa apenas de fora os Waratahs da Austrália.

Já amanhã, bem cedo, é a vez dos Brumbies visitarem os Highlanders da Nova Zelândia. Um segundo deslize dos Brumbies, pode custar a igualdade pontual no primeiro lugar. Jà a vitória com ponto bónus, seria a melhor forma dos Brumbies tentarem novamente destacar-se.

Os restantes 6 jogos, preenchem todo o dia de Sábado. Entre as 5:35 GMT e as 20:00 GMT, não irá faltar rugby de alto nível.

Chiefs vs Reds 06:35 GMT
Blues vs Hurricanes 08:35 GMT
Melbourne Rebels vs Southern Kings 10:40 GMT
Western Force vs Crusaders 12:45 GMT
Stormers vs Sharks 16:05 GMT
Bulls vs Cheetahs 18:10GMT

Destaque para a repetição da final da Currie Cup, entre os Stormers e os Sharks que, acredito, voltará a cair para o lado dos Stormers.

Não se esqueçam que poderão acompanhar os jogos nos Skysports ou Supersport.

Bom fim-de-semana!

Super Rugby Round 8 : Resultados

Olá a todos,

já em cima do início de mais uma jornada, fica um breve resumo da jornada anterior:

Blues 29 - 18 Highlanders
Brumbies 28 - 28 Southern Kings
Sharks 21 - 17 Crusaders
Hurricanes 41 - 29 Waratahs
Western Force 23 - 30 Melbourne Rebels
Cheetahs 26 - 24 Stormers

Mais uma vez, o facto casa a pesar. Grande, ENORME surpresa, no empate enter o primeiro e o último lugar, em casa do primeiro. E atenção que não foi um empate qualquer, cheirou a vitória quase até ao fim e com vários ensaios para cada lado. Prestação brilhante dos Southern Kings.

No grande duelo de Sábado, entre Sharks e Crusaders, a pontaria de Patrick Lambie.

Grande confronto, decidido numa penalidade já depois dos 80 mins, entre Cheetahs e Stormers. Os Cheetahs não venciam os Stormers desde 2007 e já contam com 5 vitórias consecutivas!

Mais novidades já a seguir, no lançamento da jornada 9!

Até já

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Resultados: Heineken Cup - 1/4 de final

Olá a todos!

Depois de um fim-de-semana alargado no Hemisfério Sul, o RUXV está de regresso com as novidades do fim-de-semana.

Duas competições em destaque, como anunciado no fecho da semana.

Para já deixo-vos com Heineken Cup, onde se jogaram os quartos-de-final da prova:

Clermont Auvergne 36 - 14 Montpellier
Saracens 27 - 16 Ulster
Harlquins 12-18 Munster
Toulon 21 - 15 Leicester Tigers

O factor casa a ser determinante e só os Harlquins não foram capazes de superar o adversário na própria casa. Para isso muito contribui o pé certeiro de Ronan O'gara, o experiente abertura da República da Irlanda.

A meu ver sem grandes surpresas e com grande curiosidade para acompanhar o desenrolar da prova e perceber até onde conseguirá ir o Toulon e a sua academia de estrelas. O Toulon depois do grande investimento que fez, está nos quatro finais da Heineken Cup e lidera a prova doméstica francesa, o Top 14. E que equipa tem, senão vejamos alguns exemplos super internacionais:

Andrew Sheridan - Inglaterra
Delon Armitage - Inglaterra
Jonny Wilkinson - Inglaterra
Bakkies Botha - África do Sul
Danie Rossow - África do Sul
Frederic Michalak - França
Juan Fernandéz Lobbe - Argentina
Matt Giteau - Austrália

Penso que esta combinação dá já o título de maior experiência internacional de alto nível de todas as equipas em jogo. Fala-se ainda da chegada para 2013/2014 de Bryan Habana e Jonn Smit, ex-capitão sul-africano e actual talonador dos Saracens.

Jonny Wilkinson é que continua igual a si mesmo e resolveu literalmente o jogo deste fim-de-semana, que não teve qualquer ensaio e onde marcou todos os pontos da sua equipa com 100% de aproveitamento nas penalidades, um drop goal marcado e um falhado.



As meias finais serão disputadas no próximo sábado e domingo, entre:

Clermont - Munster
Saracens - Toulon

Aposto numa final francesa entre Clermont e Toulon, com o título a cair para o lado da experiência. O Toulon.

Até breve!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Super Rugby Round 8

Olá a todos,

Fim-de-semana quente no Rugby, com o regresso da Heineken Cup, mas ainda com os grandes desafios do Super Rugby.

Nesta ronda, descansam 3 equipas, os Bulls, os Chiefs e os Crusaders.

Já começou no Eden Park o desafio que opõe duas equipas neozelandesas. Blues vs Highlanders.

De seguida, às 9h40 GMT os Brumbies vão receber os Souther Kings em Canberra, naquele que se adivinha ser o jogo mais desequilibrado da ronda. Primeiro lugar contra penúltimo.

A ronda jogada em África, começa também hoje. Logo à noite, às 18h10 GMT, grande jogo a opor os Sharks de Durban contra os Crusaders de Christchurch. A não perder!

Sábado mais três jogos:

Pelas 07h35 GMT, os Hurricanes (NZ) recebem os Waratahs de New South Wales, Australia.

Às 09h40 GMT, duelo Australiano entre Western Force de Perth e os Rebels de Melbourne.

Para fechar a ronda, grande duelo sul-africano. às 16h05 GMT. Os Cheetahs de Bloemfontein recebem os Stormers do Cabo. Será que os Cheetahs irão vencer pela quinta vez sucessiva?

Do you have Super Gees? How much do you love your team?




Até breve!




terça-feira, 2 de abril de 2013

Os melhores da Europa estão de regresso

Pois é, regressa este fim-de-semana a nata do Rugby europeu! Chegaram os quartos-de-final da Heineken Cup, a famosa liga dos campeões da europa.

Vou-vos falar um pouco desta competição.

A Heineken Cup já deixou para trás a fase de grupos, 6 grupos de 4 equipas. Joga-se agora a fase a eliminar, a partir dos quartos-de-final. Cada eliminatória é jogada a uma mão, em casa da equipa melhor classificada na fase de grupos.

Estão em jogo 3 equipas inglesas, 3 equipas francesas e duas equipas irlandesas. Do lado de Inglaterra, os Saracens, a surpresa do ano com as novas promessas inglesas, os Harlequins, actuais vencedores da Premiership e os Leicester Tigers de Tobby Flood e outras tantas estrelas inglesas. Da Irlanda, duas províncias em destaque, Munster e Ulster. Este último o finalista vencido do ano transacto, equipa liderada pelo Springbok Ruan Pienaar. De França, três equipas do topo do Top14, Clermont do luso descendente Morgan Parra, o Montpellier e o Toulon de Jonny Wilkinson.

Grandes jogos em perspectiva, em grandes cenários do Rugby. Por exemplo em Twickenham, com 80.000 espectadores, vamos ter os Saracens contra Ulster.

Todos os jogos serão transmitidos na Skysports!

E porque não começar a aquecer com a final de 2012 entre Leinster e Munster? Bom jogo! Jogo completo em baixo.


Até breve!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tokyo 7s Final day - Melhores momentos

Olá novamente!

Apesar de não ter conseguido acompanhar o torneio internacional de sevens do passado fim-de-semana, deixo-vos um video com os melhores momentos. Desta vez o título caiu para a África do Sul, depois de vencer na final a eterna rival - Nova Zelândia.


Recordo que para quem quer começar a entrar no mundo do Rugby, os Sevens serão a forma mais simples e intuitiva de perceberem o desporto. É rápido, simples, bonito e descomplicado, por não ter tanto jogo no chão.

Aproveitem. Até breve!

Super Rugby : Resumo do Fim-de-Semana

Boa noite a todos!

Em fim-de-semana de Páscoa, o melhor rugby do mundo cumpriu com as expectativas, apesar de não terem existido grandes surpresas. Resumo a seguir os resultados dos encontros:

Hurricanes 46-30 Souther Kings : Os Hurricanes, venceram de forma pragmática uma das equipas mais fracas da competição.

Chiefs 23 - 16 Blues : Em duelo neo-zelandês, s Chiefs, vencedores em título, receberam e venceram os Blues mantendo o seu estatuto de novos candidatos. Os Blues têm oscilado entre bons e maus resultados, não chegando a hora de se afirmarem.

Brumbies 23 - 20 Bulls : Em Canberra, capital australiana, os Bulls voltaram a ver fugir a vitória nos últimos instantes. Os Bulls regressam a casa com o amargo sabor da derrota ao cair do pano. Já os Brumbies ganham destaque na conferência australiana, mantendo o estatuto de favoritos com Jack White, treinador campeão do mundo pela África do Sul em 2007.

Cheetahs 34 - 16 Melbourne Rebels : A quarta vitória consecutiva dos Cheetahs, depois do início desastroso, traz alento aos adeptos para um ano de grande nível. Os Rebels, voltam a casa com pesadas derrotas em território sul-africano.

Stormers 14 - 19 Crusaders : Enorme jogo, de duas grandes defesas. Serão, provavelmente, as equipas que melhor defendem no torneio. Ataques de 20 ou mais fases a 5 metros do ensaio, constantemente negado, não escondem o poder defensivo destas duas equipas. O início incerto de Stormers e Crusaders disfarça uma história de final feliz. Neste confronto, os Crusaders sem Dan Carter, foram ligeiramente superiores e arrancaram uma vitória importantíssima para as suas contas.

Waratahs 23 - 19 Western Force : No encontro final da ronda, mais uma vez a equipa da casa a levar a melhor. Com apenas um ensaio para cada lado, os Waratahs venceram em Sidney os Western Force na eficácia nas penalidades.

Como podem ver, o equilíbrio e o nível são grandes. O factor casa ainda tem algum peso. Não se esqueçam que estamos a falar de uma competição jogada semanalmente ao longo de 12000km e em três fusos horários com diferença de 11 horas. É o Rugby na sua vertente mais profissional!

Até breve!

sexta-feira, 29 de março de 2013

Rugby fora de campo

Olá a todos,

faço agora um post para vos mostrar a actividade do rugby do Hemisfério Sul fora das 4 linhas. A iniciativa vem da África do Sul e é no mínimo original.

O desafio: Para ganhares a nova camisola dos Springboks (RSA), onde irias sem camisola?



Os primeiros vencedores:



Ainda existem mais 40 oportunidades. Quem vai tentar? :)

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151398576674576&set=a.285759434575.146147.19082314575&type=1&theater

Boa sorte!

quinta-feira, 28 de março de 2013

Super Rugby : Round 7

Olá a todos,

começa hoje mais uma série de grandes jogos da 7ª Jornada do Super Rugby.

Sexta-Feira
Highlanders (NZ) - Reds (AUS) 06h35 GMT

Sábado
Hurricanes (NZ) - Southern Kings (RSA) 03h35 GMT
Chiefs (NZ) - Blues (AUS) 06h35 GMT
Brumbies (AUS) - Bulls (RSA) 08h40 GMT
Cheetahs (RSA) - Rebels (AUS) 15h05 GMT
Stormers (RSA) - Crusaders (NZ) 17h10 GMT

Domingo
Waratahs (AUS) - Western Force (AUS) 05h05 GMT


Com um pouco de atraso esta semana, temos dentro de minutos o arranque do primeiro jogo, graças à diferença horária para a Nova Zelândia.

Em especial destaque, vamos ter os Brumbies que tentarão vingar-se da derrota da semana passada e manter o primeiro lugar, contra os Bulls de Pretoria que vão querer fechar a tour fora de casa com mais uma vitória e finalmente assumirem-se como candidatos ao trono este ano. Já mais tarde, ao final da tarde de sábado, os Stormers vão terminar a sua tour em casa recebendo os Crusaders de Chirstchurch. Combate de candidatos ao título no DHL Stadium de Cape Town.

Boa Páscoa a todos!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Hong Kong 7s Final

Olá a todos!

No fim-de-semana passado jogou-se o famoso torneio de Hong Kong, na vertente de sevens (7 jogadores em cada equipa).

Este jogo, de alta rotação e grande intensidade foi magnífico. Partilho convosco os links para assistirem ao jogo inteiro. Os jogos de sevens são mais curtos e mais fáceis de acompanhar. Foi uma grande final, não percam.

Fiji vs Gales. Quem foi o vencedor?

1ª Parte

2ª Parte


Até breve!

terça-feira, 26 de março de 2013

O breakdown e o ruck - jogo no chão

Olá a todos,

encontrei há tempos um vídeo esclarecedor sobre o que pode acontecer no jogo no chão, que é normalmente o momento mais confuso de uma partida de rugby. Apesar de ser em inglês, espero que vos ajude juntamente com alguns dos meus comentários. Percebendo este momento, qualquer jogo vai ser muito mais esclarecido para vocês.


Sempre que um jogador é derrubado ou cai no chão, deixa simplesmente de poder jogar a bola. Nesse momento as duas equipas vão tentar conquistar a bola, roubando rapidamente a bola do adversário, ou defendendo o seu lado formando uma barreira de homens (ou apenas um)  - ruck - que permite que a bola se mantenha protegida do seu lado.

A situação ideal para roubar a bola, é quando um jogador isolado é derrubado. Nesse momento o adversário que o derrubou, ou outro que esteja perto, em pé e numa posição baixa, tem direito a disputar/roubar a bola do jogador que caiu. Nesse curto espaço de tempo, adivinha-se que a equipa que está na posse da bola apresente reforços para tentarem limpar os corpos dos jogadores que tentam roubar a bola, garantindo assim a posse da bola.

O que é que não pode acontecer no chão? O jogador portador da bola ficar agarrado à bola,outro jogador também no chão tentar jogar a bola ou fazer entradas no ruck lateralmente. Qualquer uma destas situações é falta. O confronto deve ser feito de frente, podendo-se até formar um ruck de cada lado para disputar a bola. O jogador que está a formar o ruck não pode jogar a bola com as mãos.

Existem normalmente jogadores especialistas neste tipo de situações, que são verdadeiros cães de caça, e é um momento muito importante do jogo. Como podem ver no jogo, um roubo de bola pode motivar o desequilíbrio momentâneo do adversário e com uma boa circulação da bola ou até com o aproveitamento de um espaço intermédio, pode-se rapidamente converter uma posição de defesa em pontos.

Os jogadores no ruck, quando deixam de desempenhar qualquer contributo para o momento, devem sair e desbloquear a zona, normalmente até por instrução do árbitro. Estas situações são por vezes confusas, mas o constante diálogo do árbitro durante estes momentos esclarece cada situação e põe ordem à casa.


Até breve!

domingo, 24 de março de 2013

Super Rugby Week 6

Olá a todos,

quase a terminar o fim-de-semana, já temos os resultados do melhor rugby do Hemisfério Sul.

Crusaders (NZ) 55 - 20 Southern Kings (RSA)
Reds (AUS) 23 - 18 Bulls (RSA)
Western Force (AUS) 10 - 19 Cheetas (RSA)
Sharks (RSA) 64 - 7 Melbourne Rebels (AUS)
Stormers (RSA) 35 - 22 Brumbies (AUS)
Waratahs (AUS) 30 - 27 Blues (NZ)

Fim-de-semana curioso em que todos os países tiveram o mesmo número vitória e derrotas. É um bom reflexo do equilíbrio deste rugby.

Só uma equipa foi surpreendida em casa, Western Force contra os Cheetas que voltam a mostrar boa forma.

Os Bulls, num grande duelo com os Reds, apesar de dentro do resultado, não superaram os Reds.

Grande surpresa dos Sharks, com sabor a vingança da última ronda, acabaram por estoirar os Melbourne Rebels com 10 épicos ensaios. Acompanhem os Highlights:


Por fim, a minha aposta quase se concretizou. Depois de duas partes dominadas uma por cada equipa, quando os Brumbies pressionavam os Stormers para equilibrar o resultado, num erro à mão, sofreram uma intercepção que resultou no último ensaio dos Stormers. Estive perto! Fiquem também com os Highlights.



Até breve!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Fim-de-semana à porta

Olá a todos!

Já aí está a chegar o fim-de-semana e com a diferença horária para a Nova Zelândia, estamos a 12 horas do arranque dos jogos de rugby.

Vamos a isto:

No Norte, param as selecções, arrancam os clubes em força. Ainda a alguma semanas da esperada fase final da Heineken Cup, é altura para alguns confrontos nos campeonatos locais.

A Aviva Premiership, o RaboDirect PRO12 e o Top14 terão grandes jogos, dos quais sugiro:

Aviva Premiership : Saracens vs Harlequins no Domingo às 14:00 GMT
RaboDirect PRO 12 : Leinster vs Glasgow no Sábado às 19:45 GMT
Top 14 : Racing Metro vs Perpignan no Sábado às 17:00 GMT

Mas como nos queremos concentrar de cabeça para baixo, no Hemisfério Sul, a minha grande aposta vai para o SuperRugby. E os duelos serão gigantes:

Amanhã, bem cedo temos um duelo da NZ, Chiefs vs Highlanders (6:35 GMT). Dificilmente vamos ter surpresas, os Chiefs continuam em boa forma e já o demonstraram este ano num ilustrativo 45-3 frente aos Cheetas.

No Sábado vamos ter um cardápio composto, em especial com dois jogos de que espero muito equilibrados:

Os Reds da Austrália recebem os Bulls de Pretoria, RSA à 8:40 GMT. Será que os Bulls vão conseguir  mais uma vitória fora? Será importantíssima para as suas aspirações.

À tarde, os Stormers do Cabo, vencedores da época regular transacta, recebem os líderes invictos, os Brumbies da Austrália às 17h10 GMT. Este, será imperdível e é candidato a jogo da semana!

A minha aposta vai para os Stormers, por 6 pontos.




Bons jogos!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dan Carter e a força de Coriolis

Ao contrário do último post este vai ter poucas linhas, mas dá para aprender muito. Atenção!


Agora já podem fechar a boca :)

segunda-feira, 18 de março de 2013

O campo de rugby

Já algumas vez perguntaram qual o tamanho do campo de Rugby e para que servem tantas linhas?

Apresento-vos algumas orientações. No próximo jogo já vão olhar de forma diferente para o jogo!



O campo de rugby é composto por um rectângulo de 100x70 m2, prolongado por duas áreas de ensaio com uma largura entre 10 e 22 metros.

As principais linhas do campo são a linha central, que divide as equipas no início e no reinício dos jogos e ainda a linha de 22 metros que marca o limite da área de 22 metros. Esta linha é muito importante, pois a área de 22 define as possibilidades de algumas jogadas.

Quando um jogador chuta de dentro da área de 22 metros directamente para fora, a equipa adversária ganha um alinhamento no local de saída da bola (onde a bola cruza a linha).

Quando um jogador chuta de fora da área de 22 metros directamente para fora, é penalizado e o alinhamento é feito no alinhamento do pontapé. Para que isso não aconteça, a bola terá de tocar no chão  ,antes de sair.

A traço interrompido encontram-se normalmente duas linhas. 10 metros ao centro, que define a distância mínima da equipa adversária no início da partida, ou sempre que pontuarem. A 5 metros da linha lateral, é marcada a distância mínima dos alinhamentos, cuja distância máxima é marcada por uma linha a 10 metros dessa mesma, que pode ou não ser completamente representada no terreno.

A 5 metros da linha de ensaio, encontra-se a linha que define a posição da mélê naquela zona.

à parte das linhas, falo-vos ainda dos postes. Os postes são formados por duas barras verticais afastadas 5.6m, com uma barra horizontal a 3 metros de altura. A altura mínima para os postes verticais é de  3.4m.

Bons jogos!